Branco é ...

Na raiz de cada fio da barba (e também dos pelos do corpo e cabelo) existem os melanócitos, células que funcionam como uma fábrica de pigmento natural, uma oficina que produz a melanina, substância responsável pela cor do cabelo, barba e restante pilosidade.
Existem basicamente dois tipos de melanina:
Eumelanina: responsável os tons mais escuros.
Feomelanina: responsável pela cor mais clara.

Essa combinação dos dois dá os tons da barba dependendo, claro, de quanto tens de cada um destes tipos.
Com o passar dos anos, a produção da melanina diminui naturalmente. Daí o embranquecer dos pelos.
No início do processo podemos sentir alguma estranheza (somos, quer queiramos, quer não, condicionados a olhar os cabelos brancos como algo a evitar por sinal de envelhecimento. Não é à toa que existem tantas tintas no mercado.
Mas é importante e cada vez mais usual o assumir da nossa aparência natural.
Cada barba é única, tem uma característica só sua, seja na cor, na quantidade dos fios ou na forma em que eles crescem. Entender como ela é de facto e cuidar pra que ela cresça saudável, é que se deve valorizar besta história das colorações.
É DE HIDRATAÇÃO QUE ELA PRECISA

Quando a barba fica branca tende também a ficar mais seca e quebradiça.
Nesse estágio a hidratação é mais importante que nunca, principalmente se pretendes deixar a barba crescer ou já tens uma barba grande.
Lembra-te que barba e cabelo são diferentes e pedem cuidados distintos. Evita usar um shampoo para cabelo no rosto. Normalmente contêm “tensoactivos” que funcionam bem no couro cabeludo, mas no rosto removem a hidratação da pele e podem secar e fazer quebrar ainda mais os fios da barba.
O ideal é usar um shampoo para barba diariamente seguido de um condicionador de barba. Estes sim têm fórmulas pensadas para serem usadas no rosto com a função de limpar sem secar a pele e ainda devolver a maciez aos fios da barba.
Para finalizar, usa sempre um óleo de barba. O óleo hidrata os fios mais secos e duros da barba branca e cria uma camada protetora que evita o as agressões do dia.
ASSUMIR A COR NATURAL E EVITAR O AMARELECIMENTO

Esta é uma decisão muito pessoal, claro. Se queres pintar a barba e achas que fica melhor assim, vai em frente. Mas pelo menos procura produtos mais naturais, sem químicos pesados.
A maioria das tintas deixam a barba ainda mais seca e prejudicam a saúde dos fios, para além de raramente serem produzidas para serem usadas com segurança no rosto.

Por isso, recomendamos o assumir dos fios brancos. Cuidemos bem deles exatamente como são.
O cigarro, o fumo, poluição, por exemplo, contribuem para a oxidação dos pelos brancos que acabam amarelecido. A boa notícia é que é fácil mantê-los hidratados e com a cor natural usando shampoo e condicionador específico para barbas brancas que têm na fórmula um matiz que neutraliza os tons amarelados e devolve a cor natural, realçando os tons de branco e grisalho dos fios e não precisas ter a barba toda branca para os usar. Mesmo que seja só uma área específica que esteja grisalha, são ótimos pra manter a barba bem cuidada. Em breve vamos sugerir alguns destes "milagres".