Mensagens barbudas
Da infame barba da mulher barbada à icónica barba que acompanha quase toda a ideia de um lenhador, nada demonstra masculinidade como uma barba grossa e grisalha.
Recentemente, deparamo-nos com uma das últimas tendências, as joias de barba. Esta quinquilharia, de certa forma, acabou a desvirtuar e a condenar o que as barbas são, e continuarão a ser, caso queiramos.
Se esquecermos todos os acessórios de barba e as manias que envolvem os pêlos faciais, é importante questionar que tipo de mensagem uma barba envia sobre o seu portador?
Há quem leia uma natural empatia com crianças, há quem reconheça que demostra o nosso nível de agressividade, mas o que é interessante é perceber que a barba pode dizer mais do que se pensa.
Mostra uma mensagem de suporte.
Já nos quisemos envolver numa causa de uma forma criativa?
Bem, a solução para o problema pode estar pendurada no rosto. Acreditemos ou não, alguns homens realmente deixam crescer a barba em homenagem a algo, para mostrar o seu apoio e aumentar a consciencialização do outro. Existe, por exemplo, um movimento chamado "Beards for Autism", em que um grupo de homens se dedica a deixar crescer e a cultivar a barba para ajudar a encontrar uma cura para o autismo. A barba pode realmente ser usada como um sinal de apoio a um movimento específico.
Um estudo, feito por Dixson e Vasey (2012), refere que as mulheres europeias dos polinésios de Samoa e da Nova Zelândia relataram que os homens com barba pareciam mais velhos e tinham um estatuto social mais alto. De facto, outra pesquisa mostra que uma barba pode até fazer um homem parecer até dez anos mais velho. A escolha ou a recusa da navalha certa depende, portanto, de quantos anos queremos realmente parecer ter.
No que diz respeito ao estatuto social mais elevado, uma barba bem aparada é vista frequentemente em homens de posição mais alta. O dinheiro sugere ter navalhas especiais, cremes de barbear caros, óleos raros e hidratantes do paraíso. É por isto que as pessoas costumam associar uma bela barba a um estatuto social mais elevado. Baseiam-se no que está à vista. Uma barba por cuidar pode realmente piorar e diminuir o estatuto social, porque embora haja poucas coisas melhores do que um homem com uma boa barba, há poucas coisas piores do que um homem com uma barba ruim.
Uma barba mostra as nossas habilidades de parentalidade.
Raras são as coisas mais atraentes para a maioria das mulheres do que um homem com um bebé ao colo. Então, como podemos substituir a criança na manobra que usamos para alertar o sexo feminino da nossa qualidade de homem bom?
De acordo com o mesmo estudo de Dixson e Vasey (2012), basta introduzir uma barba na equação, porque barbas apontam para sinais de masculinidade certa, embora não deixe de ser um bocado estranho transmitirem também que, de alguma forma, somos óptimos a tratar de bebés.
Se combinarmos o facto de que as mulheres acham que um homem com barba parece mais velho e de uma classe social mais alta, com o carregar de um bebé, ficamos com todos os ingredientes para passarmos por óptimos candidatos a papás. Se pensarem que estamos solidários com uma causa, ou que vamos levar a avó ao hipermercado, para carregarmos as compras, protagonizaremos os planos de noivado de uma data de gente.
Nunca se sabe quando podemos precisar de conquistar alguém. O que a nossa barba diz sobre nos, pode fazer ou destruir o sucesso da empreitada.